artigos relacionados

Pare de se candidatar as vagas de emprego

Acordei super cedo, antes das 6h já estava de pé, com celular na mão tirando uma foto do sol nascendo na minha varanda. Gosto de olhar para cada novo dia como uma nova oportunidade e compartilho alguns desses momentos lá no meu insta.

Coloquei água na chaleira para o mate, café na cafeteira e recolhi as roupas do varal. Já tinha outras lavadas na máquina e era só estender. Parei, dei uma olhadinha no meu whatsapp para responder minha irmã. Esqueci a roupa na máquina. Comecei a arrumar a mesa do café e a chaleira apitou com a água fervendo. Não era para ferver, água do mate é quase fervendo, mas me distraí de novo vendo as fotos dos meus sobrinhos.

Lembrei da roupa, coloquei no varal, já estava sol e hoje é dia de lavar as roupas de cama. Fiz o mate, terminei de arrumar a mesa, acordei o Dani para ir a escola, não bebi o mate. Putz, esqueci de avisar minha mãe que hoje não iria a academia, ela já estava pronta me esperando. Desculpa, mãe.

Uniforme para passar, café pronto na cafeteira, esqueci as xícaras. Apressei o Dani no banho para não perder a hora da escola, corri para pegar as xícaras e o mate parado na cuia. Sentei a mesa para tomar café, conversamos um pouco e toca o barco. Às 7h40 todos saíram, fui tomar banho, coloquei uma música, sentei a mesa e só agora falando com vocês estou tomando meu mate.

Percebe como me distraí diversas vezes? Coisas simples que faço todos os dias, praticamente do mesmo jeito, mas que se eu não estou focada 100%, me distraio e acabo perdendo mais tempo para concluir.

O mesmo acontece quando você está buscando uma vaga de emprego. Está aí super corrida no seu dia, várias coisas para fazer e de repente surge uma vaga MA-RA-VI-LHO-SA, teu primeiro impulso é se candidatar, você tem certeza que sabe fazer tudo que está pedindo no requisito e na esperança de receber uma ligação em 5 minutos, envia seu currículo imediatamente.

O que acontece depois? Recebe um e-mail automático dizendo que não foi dessa vez e que seu currículo ficará guardado no banco de talentos da empresa. Ranço.

Sabe o que aconteceu aí? O mesmo que aconteceu comigo essa manhã. Não estava focada no que eu deveria fazer, estava fazendo tudo ao mesmo tempo, querendo terminar logo. Não prestei atenção em nada. E como eu vivo dizendo para os meus filhos: quem faz mal feito, faz duas vezes.

O que eu tenho feito para isso não atrapalhar o meu trabalho é usar o meu celular para marcar o tempo que eu preciso ficar focada. Se tenho que preparar uma aula, reservo dois tempos de 30 minutos cada e enquanto não termino, meu celular fica em modo avião e não abro nenhuma aba no meu computador. Dá muito certo.

Outra coisa que faço são listas de tarefas para não esquecer de nada, não tenho mais idade e nem peso para confiar no meu cérebro e acreditar que me lembrarei de tudo no final do dia. Então faço uma lista no app To do ist , e posso usá-lo também no computador. No início da manhã anoto tudo que preciso fazer no dia e dou check assim que concluo a tarefa.

Se você está buscando recolocação, reserve um horário do seu dia para isso e nesse momento não se distraia. Cada vez que você se distrai, seu cérebro demora 10 minutos para se reconectar com o que estava fazendo antes. É por isso que todas as vezes que você pausa o seu seriado para olhar seu celular, depois precisa voltar um pouquinho para relembrar o que estava sendo dito na série.

Pare de buscar emprego de forma errada, enviar currículo na emoção causa frustração. Se você tiver uma estratégia, organização e dedicar um tempo para alcançar seu objetivo, pode ter certeza que vai conseguir.

É sobre isso e muito mais que falarei na Maratona da Recolocação que vai começar nessa quarta-feira, às 20h20. Serão 7 dias juntos para você aprender como se recolocar no mercado de trabalho. Um evento ao vivo, gratuito e sem replay. Para participar, entre no grupo VIP e receba o link para a aula. Mas precisa fazer isso agora, porque se deixar para depois vai esquecer.

Beijo no ♥ e nos encontramos na Maratona da Recolocação.

Ticy