artigos relacionados

O tempo é a vida

Café coado, alguns livros na mesa, no difusor óleo essencial de alecrim e José James cantando ao fundo. Levantei um pouquinho a cortina para deixar o sol entrar pela janela. Ainda faz frio por aqui nessa segunda-feira…

Peguei na estante o livro Casa das Estrelas e me deparei com a definição de tempo pelo olhar de Alejandro Suaréz na época com 6 anos: O tempo é a vida. Poderia parar por aqui, mas escolhi te mandar a Newsletter porque durante muitos anos eu senti agonia na segunda e não quero que você se sinta mais assim. É claro que não existe fórmula mágica para o descontentamento, mas parar por alguns minutos e pensar no lugar que você está hoje, pode te ajudar a olhar para o futuro com um pouco mais de esperança. Pegou seu café? Já estou aqui com o meu.

Outro dia, li uma pesquisa que mais de 65% das pessoas entrevistadas gostariam de trabalhar em algo completamente diferente. E sabe o que isso quer dizer? Que precisamos escolher muito cedo o rumo da nossa vida e isso parece uma sentença final.

Escolher a carreira que iremos seguir por toda a nossa vida tem tirado o sono de muitos adolescentes que estão terminando o ensino médio e vi isso acontecer aqui em casa. Já no primeiro ano, os professores da escola do Caio estavam fazendo uma pressão nos alunos para eles decidirem qual faculdade iriam cursar. Isso gerou uma onda de ansiedade percorrendo os corredores da escola, uma insanidade fazer isso com a garotada.

Falei para o meu filho: aproveite o ensino médio, essa é a melhor fase da escola, no final conversamos sobre isso e se não tiver decidido nada, está tudo bem. Para que acelerar as coisas?

Vejo como uma obrigação ter que decidir e funcionava muito quando a expectativa de vida era até os 50 anos e aos 41 anos as pessoas eram consideradas idosas. Não fazia sentido nenhum mudar de carreira.

Mas com a expectativa de viver até os 80 anos, aos 40 ainda estamos na metade. Como viver mais 40 anos tendo um trabalho sem sentido e significado? E por quê mudar ainda parece um crime que te causa arrepios e taquicardia? Simplesmente porque não fomos ensinados que é permitido mudar. Aprendemos a escolher uma profissão, fazer faculdade, entrar numa empresa foda até virar gerente e ter um salário mais foda ainda que dê para comprar uma casa, casar, ter filhos, um carro e pagar as contas. Seguir o script, fazer aquilo que as pessoas esperam que a gente faça.

E quem resolve mudar no meio do caminho é chamado de corajoso. Desculpa, mas corajoso é quem continua infeliz. Isso sim é um ato de coragem.

Eu mudo sempre, aprendo coisas novas e o tempo todo estou sempre inventando algo novo para fazer. Essa minha inquietude está associada com querer fazer sempre mais do que posso. Se cheguei até aqui, como posso melhorar? E vou buscar algo novo de novo. Se eu não fizer isso, fico com a sensação que estou passando pela vida ao invés de viver a vida. E Alejandro já disse: O tempo é a vida.

Claro que mudar de carreira é algo desafiador, mas não é impossível. “O primeiro passo que você pode dar é rejeitar o mito que existe um emprego único e perfeito lá fora à nossa espera e, em vez disso, identificar os múltiplus eus”.

Você já pode começar agora mesmo fazendo o seguinte exercício:

“Imagine cinco universos paralelos nos quais você passará um ano de cada vez, podendo buscar absolutamente qualquer carreira que desejar. Agora pense em cinco diferentes empregos que você gostaria de experimentar em cada um desses universos”.

Se presenteie com essa oportunidade de pensar em algo para você. Se não puder fazer o exercício agora, escolha um outro momento mas não deixe de fazê-lo. Você vai se surpreender como esqueceu daquele seu desejo de criança de ser professora ou de trabalhar como voluntária num abrigo. A vida aconteceu, meu bem, as crianças chegaram e você se deu conta que não tinha mais tempo de pensar em você. Mas faça isso agora, porque 10 anos passam voando e quando perceber, já terá netos. E eu não quero te encontrar lá na frente com aquela cara triste de quem comeu e não gostou.

Eu quero te ver feliz pra caramba, me contando que mudou sua vida porque se permitiu mudar. Que você parou alguns minutinhos naquele 16 de agosto de 2021, pegou um papel e uma caneta e escreveu todos aqueles seus desejos guardados no seu coração. Que descobriu que seria muito feliz ajudando outras pessoas e que tem uma vida muito mais leve agora. Que não precisa mais sofrer de ansiedade na segunda-feira e nem dar bom dia para seu chefe tóxico naquela empresa que te manda bater ponto e nas redes sociais diz que protagonismo é o maior valor da empresa.

Eu quero te ver sorrindo porque a vida é muito mais do que tudo isso que a gente vê a um palmo dos nossos olhos. Que passamos juntos por dois anos numa pandemia que nos fez sofrer mas que superamos e demos a volta por cima. E que afinal, esse tempo nos permitiu pensar na nossa vida e nos nossos valores.

E por fim, quero te dar um abraço apertado e te dizer que tudo isso valeu a pena. Que você merece ter uma carreira com mais significado e te desejar que os próximos anos da sua vida sejam fabulosos.

O que eu desejo para mim e para minha família eu também desejo para você.

Um beijo no ♥

Ticy

Abri minha agenda para Consultoria de Carreira com Propósito, caso sinta que esse é o seu momento de mudar, entre aqui e reserve seu horário.

Vamos nos conectar no instagram? @ticyana_arnaud