artigos relacionados

Como criar metas e objetivos

Começar a segunda-feira com aquela sensação de mais uma semana sem propósito dá um certo nó no estômago e a percepção que estamos apenas passando pela vida.

Não adianta, o que nos move são os nossos objetivos. Mas se focarmos apenas no objetivo ele pode ficar eternamente no campo do desejo.

Comigo foi assim durante muitos anos. Eu tinha alguns objetivos, mas nunca começava a fazer nenhum movimento para alcançá-los. Ia vivendo a minha vida e quando me dava conta já havia passado um ano e eu não tinha realizado.

Na semana passa bati o martelo: farei um mestrado. Abri o computador e comecei a minha pesquisa. Encontrei a instituição que queria e percebi que o edital estava aberto. Eu tinha duas opções: meter as caras ou adiar mais uma vez. Escolhi a primeira.

O prazo é curto. Realizar a inscrição, preparar o projeto, juntar os documentos, pagar a taxa, realizar duas provas e cruzar os dedos para ser aceita. Para realizar a prova, preciso estudar e ler dez livros e com o prazo apertado parecia algo impossível de se fazer. De novo a sabotadora que mora em mim quase me fez adiar. Mas mandei Lúcia Helena ~ sim, minha sabotadora tem nome ~ catar coquinho e parar de me incomodar.

Eu entendi que era um compromisso que eu precisava assumir comigo. Eu quero fazer isso e é importante para mim.

Edital aberto, lista de documentos ok, reuni todas as informações que eu precisava para começar. Sabendo que não dava para fazer tudo correndo e sozinha, busquei ajuda para estruturar o meu projeto.

Ser aceita no mestrado é o objetivo. Cumprir cada etapa são as metas. Quando organizamos dessa forma fica mais fácil alcançar o objetivo. É uma construção, nenhum prédio nasce do dia para a noite, é um tijolinho por vez, é um andar por vez, até que um dia aquele prédio que você olhava da sua janela ficou pronto.

Construir algo para a nossa vida é o que nos motiva a continuar a jornada. E se você está com sonhos guardados na gaveta, eu te convido a olhar para cada um deles e se perguntar: O quanto isso é importante para mim? Diante da resposta, estabeleça metas para realizar esse sonhos e a partir daí é um tijolinho por vez até seu prédio ser erguido.

Por hoje, deixo aqui uma frase que me motivou a tirar meu projeto da gaveta.

Um objetivo sem um plano é apenas um desejo.

Um beijo no ♥, Ticyana Arnaud